Consultando um site de busca, o “Google” por exemplo, podemos digitar nossa primeira impressão de pesquisa e busca: “a definição básica do que é internet”. Em um segundo momento nos deparamos com vários resultados, e, fazer a escolha não é fácil, não é mesmo? Podemos, a príncipio, ficar com um site que apresente maior confiabilidade, como a “Wikipedia”, e tecnicamente encontraremos a definição: “Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na America Latina e Caribe, quase 175 milhões de pessoas tinham o acesso à Internet, sendo que 67,5 milhões são brasileiros.”
Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.
Nessa perspectiva podemos notar a proliferação de rádios e TVs comunitárias, sites, blogs e o uso de espaços de compartilhamento de produções midiáticas, como o You Tube, são sinais desta crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático.
Compartilhar esse contexto na comunidade escolar, por exemplo, tem como ferramenta principal a “Inclusão Digital” nas práticas pedagógicas do processo do ensino e da aprendizagem contemporânea. Nada mais justo que buscar esses meios tecnológicos e trabalhar com os educandos de uma forma prazerosa, consciente e construtiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet , acessado em 03/11/10.
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