quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Avaliação, ensino e aprendizagem


AVALIAÇÃO FINAL
PROFESSORA X DISCIPLINA X METODOLOGIA X ALUNO (A)

Para o(a) aluno(a) que não está apto(a) a ouvir, o ofício de educador(a) dissipa  como nuvem ao céu, não há comunicação e tão pouco entendimento. Os resultados obtidos na caminhada do saber são frutos de uma escrita mal traçada e confusa. Ler e escrever devem caminhar juntos, e esta educadora, entre as poucas linhas traçadas, acrescentaria mais uma peculiaridade ao processo do ensino-aprendizagem, o “saber ouvir”, na criticidade.
Uma das grandes potencialidades do ser humano é a criticidade. Criticidade deriva do grego e significa “discernir, interpretar, julgar, distinguir entre verdade e erro”. Sem criticidade, o ser humano é “compacto” e deixa de ser “espaço à vida aberta”. Sem criticidade, o ser humano perde a respiração racional, embota a inteligência. O olhar crítico, por exemplo, não se detém na configuração dos fatos, mas esmiúça-lhes as motivações. Desaponta os que escorregam sob a penumbra. Surpreende os astutos.
O filósofo Gadamer propõe a “Criticidade emancipatória”, que leva o ser humano a tornar-se agente de emancipação individual e coletiva. A criticidade tem paixão pela verdade e pela liberdade. Não quer o ser humano cego nem escravo. Mas lúcido e autônomo.
Foi desta forma, como educadora, voltada a autonomia e a crítica aberta, que propus meu trabalho na língua portuguesa e literatura neste ano de 2011. Busquei formas adaptativas para delinear o ensino, e num trabalho incessante encontrei variados diagnósticos para o conhecimento específico de cada turma. 
As dificuldades encontradas foram diversas. Durante todo o ano de 2011 o aproveitamento intelectual e disciplinar das turmas não foram suficientes para que fossem alcançados o planejamento proposto e adequado aos planos de ensino específico.
Enfim, chegamos ao final do ano letivo, como educadora, sinto que não cumpri todos os meus compromissos com vocês alunos da E.E.E.F.M.Guilhermina Hulda Krüger Reinholz - Holanda - Santa Leopoldina - ES, peço as minhas desculpas, mas saibam que foram traçados percursos que a minha própria experiência profissional desconhecia, trabalhar na zona rural foi uma experiência única. Não foi fácil organizar os conteúdos com todas as diversidades encontradas, mas todas as experiências humanas são válidas. Não podemos negar que com os erros tiramos proveito e sabedoria para os acertos. Foi um prazer ter conhecido e convivido com vocês. Obrigada!

Um grande abraço... e desejo a vocês e aos familiares um Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações positivas” !!!

Com carinho,

Profª Maria Aparecida
Língua Portuguesa e Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário