sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Análise de Texto - Língua Falada - Parte I


LÍNGUA FALADA – “O MODO CAIPIRA DE SER”
Trabalhando com as diversidades e o preconceito linguístico

Leia e observe:

TEXTO I

Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele responde: 
- Bicicreta. A professora, então, corrige:
- Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo. Ela tenta com outro aluno:
-  Diga um verbo! Ele arrisca:
- Prástico. A professora, outra vez, faz a correção:
- Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo. A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno:
- Fale um verbo qualquer! 
- Hospedar. A professora comemora:
- Muito bem! Agora, forme uma frase com esse verbo.
– Os pedar da bicicreta é de prástico.

Porque o texto ficou engraçado? O que produziu este efeito de humor?
O simples fato de alguém falar diferente – o português não-padrão (com relação à fala culta) soa engraçado –  servindo como motivo de piada.
Podemos observar uma tendência natural da fala: trocar o “l” por “r” nos encontros consonantais – fenômeno (denominado de rotacismo), e o plural apenas no determinante (Os pedar da bicicreta é de prástico) podem tornar um texto bastante engraçado, e são considerados por muitos como coisa de caipira.


Atividade I

1.    Com base nesse texto vamos exercitar os encontros consonantais. Retire de algum texto ou do seu conhecimento prévio 10 (dez) palavras com encontros consonantais, 10 (dez) dígrafos consonantais e 10 (dez) palavras semelhantes aos encontros consonantais de bicicleta e prato por exemplo:


Referências:

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