Sejam bem vindos!
Caros alunos do "Ensino Médio",
Nesse blog teremos alguns encontros referentes às nossas aulas de "Língua Portuguesa e Literatura".
Iremos trabalhar com: resumo de algumas aulas, revisão dos principais conteúdos, atividades, pesquisa e trabalhos.
Nesse blog vocês irão encontrar vários links interessantes a educação e outros blogs relacionados à “Língua Portuguesa” e "Literatura".
Para começar vamos ler os dez mandamentos para uma boa análise de texto, conhecer as diferenças de compreender e interpretar e em seguida um exercício sobre as particularidades da linguagem escrita e falada:
Atividade para “todas as turmas do ensino médio”.
Dez mandamentos para análise de textos
1 – Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado; desenvolvido.
2 – Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
5 – Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
6 – Escrever, ao lado de cada parágrafo, ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles.
7 – Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu.
8 – Se o enunciado mencionar tema ou idéia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
9 – Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.
10 – Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.)
Fonte: Tudo sobre Concursos
Compreensão (ou intelecção) e interpretação de texto
Compreensão ou intelecção de texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:
As considerações do autor se voltam para...
Segundo o texto, está correta...
De acordo com o texto, está incorreta...
Tendo em vista o texto, é incorreto...
O autor sugere ainda...
De acordo com o texto, é certo...
O autor afirma que...
Na opinião do autor do texto...
Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:
O texto possibilita o entendimento de que...
Com apoio no texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor...
O texto possibilita deduzir-se que...
** Entenda: Enquanto a Compreensão ou intelecção de texto trabalha com as frases e ideias escritas no texto, ou seja, aspectos visíveis, a interpretação de textos trabalha com a subjetividade, com o SEU entendimento do texto. Então, não erre mais ao responder aos enunciados, ok?
Fonte: Disponível em: 13/02/11. http://gramaticaelinguagem.blogspot.com/2010/06/compreensao-de-texto-e-uma-coisa.html
Exercício sobre linguagem coloquial
Vamos começar com um exercício sobre as particularidades da linguagem escrita e da linguagem falada.
* Gabarito no blog após atividade concluída na sala de aula.
Texto para questões de 1 a 3:
Pai não entende nada
- Um biquini novo?
- É,pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquini maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
- É,pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquini maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.
1. Explique resumidamente quais informações extratextuais um leitor precisa dominar para poder entender esse breve diálogo.
2. Existe uma intenção do autor em reproduzir o diálogo com a espontaneidade da fala. Que características da fala são transmitidas à escrita nessa crônica?
3. O título da crônica já previne o leitor para certa dificuldade de entendimento entre pais e filhos. Todavia, o leitor vai construindo o sentido do texto baseado num argumento da filha, que o pai não consegue rebater.
a) Que palavra vem quebrar totalmente a expectativa do leitor?
b) O que essa quebra de expectativa provoca no texto? Explique.
c) Seria correto afirmar que o autor usou intencionalmente os mecanismos de seleção e combinação ao escolher essa palavra?
a) Que palavra vem quebrar totalmente a expectativa do leitor?
b) O que essa quebra de expectativa provoca no texto? Explique.
c) Seria correto afirmar que o autor usou intencionalmente os mecanismos de seleção e combinação ao escolher essa palavra?
Fonte: Disponível em: 13/02/11. http://gramaticaelinguagem.blogspot.com/2010/06/compreensao-de-texto-e-uma-coisa.html
* Todas as atividades e exercícios terão seus gabaritos divulgados após correção na sala de aula.
* Nas atividades extras os gabaritos serão incluídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário