domingo, 13 de fevereiro de 2011

Análise e Interpretação de textos - 1ª Semana

Sejam bem vindos!

Caros alunos do "Ensino Médio",

Nesse blog teremos alguns encontros referentes às nossas aulas de "Língua Portuguesa e Literatura".

Iremos trabalhar com: resumo de algumas aulas, revisão dos principais conteúdos, atividades, pesquisa e trabalhos.

Nesse blog vocês irão encontrar vários links interessantes a educação e outros blogs relacionados à “Língua Portuguesa” e "Literatura".

Para começar vamos ler os dez mandamentos para uma boa análise de texto, conhecer as diferenças de compreender e interpretar e em seguida um exercício sobre as particularidades da linguagem escrita e falada:

Atividade para “todas as turmas do ensino médio”.

Dez mandamentos para análise de textos



1 – Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado; desenvolvido. 
2 – Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição. 
3 – Sublinhar, em cada parágrafo, a idéia mais importante (tópico frasal). 
4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido. 
5 – Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão. 
6 – Escrever, ao lado de cada parágrafo, ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles. 
7 – Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu. 
8 – Se o enunciado mencionar tema ou idéia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão. 
9 – Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento. 
10 – Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.) 

Fonte: Tudo sobre Concursos


Compreensão (ou intelecção) e interpretação de texto 

Compreensão ou intelecção de texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta: 

As considerações do autor se voltam para... 
Segundo o texto, está correta... 
De acordo com o texto, está incorreta... 
Tendo em vista o texto, é incorreto... 
O autor sugere ainda... 
De acordo com o texto, é certo... 
O autor afirma que... 
Na opinião do autor do texto...

Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:

O texto possibilita o entendimento de que... 
Com apoio no texto, infere-se que... 
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor... 
O texto possibilita deduzir-se que...
** Entenda:  Enquanto a Compreensão ou intelecção de texto trabalha com as frases e ideias escritas no texto, ou seja, aspectos visíveis, a interpretação de textos trabalha com a subjetividade, com o SEU entendimento do texto. Então, não erre mais ao responder aos enunciados, ok?



Exercício sobre linguagem coloquial

Vamos começar com um exercício sobre as particularidades da linguagem escrita e da linguagem falada.
* Gabarito no blog após atividade concluída na sala de aula.
Texto para questões de 1 a 3:
Pai não entende nada
- Um biquini novo?
- É,pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquini maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.

1. Explique resumidamente quais informações extratextuais um leitor precisa dominar para poder entender esse breve diálogo.
2. Existe uma intenção do autor em reproduzir o diálogo com a espontaneidade da fala. Que características da fala são transmitidas à escrita nessa crônica?
3. O título da crônica já previne o leitor para certa dificuldade de entendimento entre pais e filhos. Todavia, o leitor vai construindo o sentido do texto baseado num argumento da filha, que o pai não consegue rebater.
a)  Que palavra vem quebrar totalmente a expectativa do leitor?
b)  O que essa quebra de expectativa provoca no texto? Explique.
c)  Seria correto afirmar que o autor usou intencionalmente os mecanismos de seleção e combinação ao escolher essa palavra?


* Todas as atividades e exercícios terão seus gabaritos divulgados após correção na sala de aula. 
* Nas atividades extras os gabaritos serão incluídos.

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