quarta-feira, 27 de julho de 2011

Redação - Parte I - Coesão e Coerência

Você sabe o que é coesão e coerência? 

A palavra texto provém do latim textum, que significa "tecido, entrelaçamento". Há, portanto, uma razão etimológica para nunca esquecermos que o texto resulta da ação de tecer, de entrelaçar unidades e partes a fim de formar um todo inter-relacionado. Daí podermos falar em textura ou tessitura de um texto: é a rede de relações que garantem sua coerência e sua coesão.

Esse trabalho de tecelão que o produtor de textos falados e escritos executa resulta da uti­lização apropriada dos mecanismos de coesão e coerência textuais:

·   A coerência resulta das relações pertinentes entre os fatos, conceitos e dados menciona­dos no texto. É ela a responsável pelo sentido do texto e envolve a adoção de uma lógi­ca, que deve ser acatada e seguida. A coerência depende também de aspectos semânti­cos e do conhecimento que os interlocutores partilham sobre a realidade abordada pelo texto, já que o sentido não resulta apenas dos procedimentos do produtor do texto, mas também do domínio que o recebedor do texto têm dos elementos necessários à sua interpretação.
·  A coesão é linguística e resulta da maneira como o texto formalmente se organiza para expressar seu conteúdo, ou seja, são mecanismos gramaticais e lexicais que a constituem (pronomes, artigos, elipses, concordância verbal e nominal, correlação entre tempos verbais, conjunções, entre outros elementos). Podemos dizer que a coerência se refere aos nexos entre os conceitos, fatos e dados mencionados no texto e que a coesão é a expressão linguística desses nexos.
A coerência e a coesão de um texto podem ser avaliadas a partir da observação de qua­tro princípios de organização:  retomada,  a progressão,  a relação e a  não-contradição. Para observá-los, devemos ter sempre em mente que os textos falados e escritos se desen­volvem de maneira linear, ou seja, as partes que os formam surgem umas após as outras, cada uma delas relacionando-se com o que já foi dito ou escrito e com o que ainda se vai dizer ou escrever.

Resumindo: a coerência tem a ver com o sentido, a lógica entre as ideias, e a coesão tem a ver com o modo como as partes do texto estão encadeadas. Na maioria das vezes, a coesão conta com elementos linguísticos. Em alguns casos, o elemento linguístico responsável pela coesão pode interferir na coerência.

DICAS IMPORTANTES PARA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS:
  1. Pense bastante naquilo que vai dizer e procure, sempre, a forma mais simples de fazê-lo;
  2. O uso da voz ativa facilita a compreensão. Use-a;
  3. Sempre que possível, use um vocabulário simples. Não é hora de preciosismos;
  4. Evitar adjetivos revela imparcialidade, mas colocaria aí também evitar os advérbios;
  5. Quando pensar em usar uma conjunção adversativa, pense também na sua validade. Quase sempre são dispensáveis;
  6. Numa narrativa, cuidado para não usar excessivamente o diálogo, mas sempre que o fizer, tente ser natural;
  7. Vídeos de linguagem como o uso excessivo do gerúndio, repetição do “que” ou do “onde” devem ser cortados;
  8. Estudar as regras de uso da vírgula é “quase impossível”. Compense isso lendo muito;
  9. Sempre que for citar um autor na fundamentação de seu texto, use aspas;
  10. Evite chavões, mas nunca se esqueça de que escrever se aprende escrevendo.
Observe:
Os pronomes demonstrativos são elementos importantes no processo de coesão entre as partes do texto.  Eles podem estabelecer relações entre as partes do discurso, ou seja, podem relacionar aquilo que já foi dito numa frase ou texto com o que ainda se vai fazer:

Observe este exemplo: “Lembrem-se de pedir o exame Anti-HCV em sua próxima consulta”. Esse é o exame que detecta a Hepatite C.

Este (e as outras formas de primeira pessoa) se refere ao que ainda vai ser dito na frase ou texto; esse (e as outras formas de segunda pessoa) se refere ao que já foi dito.

Atividade com pronomes demonstrativos

1. Complete estas frases com os pronomes demonstrativos adequados; se necessário, use-os combinados com preposições.
a)  * pincel que tenho em minhas mãos pertenceu a um famoso pintor brasileiro. 
b)  Por que você anda sempre com * mãos enfiadas nos bolsos?
c)  Veja * que tenho * sacola: são laranjas que colhi * pomar ali adiante.
d)  Você está vendo * grupo de rapazes lá do outro lado da praça?
e)  Por favor, traga-me * pacote que está aí do seu lado.
f)  Por favor, ajude-me a carregar * pacotes aqui.
g)  Por favor, ajude-me a trazer até aqui * pacotes que estão na outra sala.


2. Nestas frases, os pronomes demonstrativos e suas combinações retomam ou antecipam termos. Complete-as.
a)  A única verdade é [coloque aqui o pronome] : ele foi o responsável pelo acidente. 
b)  Apesar de ter sido o responsável pelo acidente, ele nunca reconheceu [coloque aqui o pronome] fato. 
c)  Compramos um programa capaz de gerenciar os dados armazenados em nosso micro. Um programa [coloque aqui o pronome] é indispensável ao bom desempenho do equipamento. 
d)  Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade falam de perto ao meu coração: [coloque aqui o pronome], pela inquietude de sua lucidez; [coloque aqui o pronome], pela feliz simplicidade de sua expressão.


GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
1.
a) este
b) essas
c) isto ou o/nesta/naquele
d) aquele
e) esse
f) estes
g) aqueles
2.
a) esta
b) esse
c) desse
d) este / aquele


Fontes de pesquisa:

Identidades: Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental, volume 4. Ed. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2009 (Coleção viver, aprender).

SARMENTO, Leila Lauar. Português: Literatura, gramática, produção de texto / Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano. 1ª ed. São Paulo. Ed. Moderna. 2010.

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