quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ensino-aprendizagem e os recursos tecnológicos - 1


Já algum tempo, o computador tem sido o centro das discussões enquanto ferramenta pedagógica para promover a inclusão social do cidadão e o desenvolvimento para vivência na chamada sociedade da informação. Mas, podemos retroceder os fatos e lembrar outros recursos tecnológicos aplicados na educação, como: televisão, vídeo, impressos e rádio, por exemplo, tão comuns como os computadores hoje na nossa educação contemporânea.
É pertinente e oportuno pensar em educação como formadora do homem, e, da própria sociedade, que se dá em diversos âmbitos, como o familiar, no trabalho e o escolar, por exemplo. A escola, por sua vez, configura-se como instituição responsável por parte da educação do indivíduo, assegurando aos educandos os instrumentos necessários para a participação ativa e cidadã no contexto em que estão inseridos.
Ensinar no contexto digital é uma forma edificante para o docente contemporâneo, pois estamos apresentando a realidade das novas tecnologias de informação e comunicação aos alunos que na sua maioria domina[1] e contextualiza uma linguagem própria, a sua maneira de ver o mundo e o seu social.
           Nessa ótica, tanto educadores quanto educandos se vêem comprometidos em trabalhar com os recursos tecnológicos e outras mídias, objetivando um trabalho atento aos aspectos: cognitivo, crítico e comportamental, que promova uma postura formativa e libertadora diante das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.


[1] A palavra “domina” não quer dizer que entendam do contexto técnico ou literário-pedagógico da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário